terça-feira, 24 de abril de 2012

A visão das TICs: de aluna a professora

     
As novas tecnologias estão em constante transformação, o que ora é top de linha daqui a algumas horas já é obsoleto. Se nos remetermos à época em que éramos alunos podemos verificar que essas tecnologias estavam fora de nosso alcance e não eram utilizadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem, pois nas escolas não era dada abertura suficiente para a implementação e utilização dessas tecnologias. A concepção dos profissionais em educação não abria espaço para o seu uso no processo educacional, até mesmo os gestores não dispunham verbas para que fossem adquiridas. Pois esperava-se que essas TICs fossem algo passageiro, ou mesmo um modismo de instante.

A escola como formadora de opinião precisa reconhecer o uso dessas tecnologias, ser o lugar de aprender a fazer para acertar. Escola moderna e atualizada não é a que possui os melhores laboratórios de informática ou a internet mais veloz, e sim, a escola que possui em seu corpo docente, profissionais de educação que sabem fazer uso destas ferramentas para melhorar a qualidade do ensino através de aulas dinâmicas que prendem a atenção dos alunos e trazem o conhecimento para mais perto do educando, de forma que ele possa se apossar do objeto da aprendizagem.

             Hoje como professora, tenho uma visão diferente sobre o uso dessas novas tecnologias, pois as vejo como aliadas no meu trabalho como educadora. Percebo que necessito estar em constante atualização, pois os alunos estão sempre a nossa frente, uma vez que são gerações que vivenciam as TICs desde as suas primeiras horas de vida.

Por: Lidiane Wrubel Lanius
Acadêmica de Pedagogia
Polo Três de Maio
UFSM - EAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário